quarta-feira, 21 de março de 2012

Bacalhau com batatas (27)

MEXILHOEIRA GRANDE - Antes de vermos coisas da pista do Algarve, nada melhor que conhecer o traçado do Algarve. Que tem duas opções homologadas pelas federações internacionais, conforme exposto no mapa aí de cima.

A primeira, versão adotada pela Federação Internacional de Automobilismo, mede 4.686,66 metros. Contempla uma chicane logo após a curva 1 e, na 6, adota a opção mais longa e travada, um cotovelo à esquerda. A segunda, tomada como padrão pela Federação Internacional de Motociclismo, elimina a tal chicane e alivia a tomada da sexta curva com um traçado mais curto e aberto, totalizando 4.521,66 metros.

O Porsche GT3 Brasil definiu, para as corridas da segunda etapa, neste sábado, algo como um traçado híbrido. Cumpre o primeiro setor do traçado FIM, sem chicane, e o segundo setor pelo traçado FIA, com o cotovelo mais bicudo. Fizemos as contas aí na cópia do mapa, mesmo, chegamos a extensão total de 4.655,24 metros. Consultei informações sobre o autódromo na semana passada e a conclusão foi de que a pista não oferece apenas estas quatro combinações de traçado dos padrões da FIA e da FIM. São 64 opções, que os leitores podem tentar identificar a partir do mapa aí do lado, gentilmente deixado lá na sala de transmissão de tevê pelos colegas franceses da Le Mans Series.

0 comentários: